terça-feira, 10 de maio de 2011

Tecnologia Educativa

Fonte: bica.cnotinfor.pt
O termo de tecnologia advém do grego techne (arte, oficio) e logos (estudos de) referindo-se à fixação dos termos técnicos, designando os utensílios, as máquinas, as suas partes e as operações dos ofícios.
Implementação em Portugal
 A tecnologia educativa em Portugal concerne em dois aspectos, sendo eles a origem/evolução.
Evolução – a história da tecnologia da educação vem desde os anos de 60 até ao presente, permitindo destacar três momentos, que são eles:
Arranque – este tem o seu auge nos anos de 60 atingindo a primeira parte dos anos 70. Falando-se essencialmente de meios audiovisuais, nas aplicações ao ensino como auxiliar das actividades lectivas dos professores, assim como da difusão do ensino através de programas de rádio e televisão, sendo criado em 1964 a telescola.
Afirmação – este segundo momento tem o seu início em meados de 70 e percorre em processo de sedimentação, durante toda a década de 80. Apesar de dar continuidade às acções na área de apoio e difusão do ensino, o que mais marca esta fase é a integração da tecnologia educativa nos currículos de formação de professores.
Desenvolvimento - este último momento é de prolongamento lógico da fase anterior, tendo o seu início nos finais dos anos 80, que resultou das propostas de reforma do sistema educativo, a tecnologia educativa é uma componente de ciências da educação presente em todas as modalidades de formação de professores, ou seja na fase inicial, em serviço e contínua dos graus diversos de ensino não superior. Neste período verifica-se a criação da Universidade Aberta, mas o que realmente marca este momento é o lançamento de cursos de pós-graduação.
Em Portugal é-nos permitido marcar três áreas de intervenção sendo elas:
Apoio à educação/ensino à distância – no início dos anos 60 aparecem as medidas legislativas que visam dinamizar o ensino audiovisual em Portugal;
Formação de professores – esta consiste na inicial, em serviço e continua;
Pós- graduação – neste verifica-se o momento do desenvolvimento da tecnologia educativa, sendo processado a nível de diploma de estudos superiores especializados e mestrados;
Educação de adultos e formação profissional – a tecnologia educativa desde meados dos anos 70, através da leccionação de módulos audiovisuais na formação e tecnologias da informação, tem sido uma componente da formação de monitores ligados aos mais diversificados sectores, com destaque para a saúde, segurança social, agricultura e associativismo cultural.

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Bibliografia




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- Aguado Arrese, A. (1997). Acercamiento a la tecnologia de la education. In Villar Angulo, La Formacion del profesorado: nuevas contribuciones. Madrid: Santillana.




- Blanco, E, & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, Origens, Evolução, Áreas de Intervenção e Investigação. Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação.

- Lima, V. A. (2001). Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Perseu Abramo.

- Moraes, R. d., Dias, A. C., & Fiorentini, L. (2006). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin (Vol. 1ª). Universidade de Brasília. Unirevista.

- Zêzere, P. (2002). A escola Inclusiva e Igualdade de Oportunidades. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada