domingo, 15 de maio de 2011

Evolução Histórica do Computador

Fonte: ensa.org.br
1840
Charles Babbage concebe uma máquina analítica que lê os dados contidos em cartões perfurados.
1880
Hermann Hollerith constrói as primeiras máquinas de cartões perfurados. Em 1895 fundou uma sociedade que, em 1911, deu origem à IBM (Internacional Business Machines).
1944
Construção do primeiro grande computador «Mark l» baseado nas ideias de Babbage.
1946
A ENIAC (Electronic Integrator and Computer) cria o primeiro computador a utilizar a tecnologia electrónica com base em válvulas.
1960
Aparecem os primeiros computadores da 2.a geração, a da utilização intensiva dos semicondutores sob a forma de transistores
1965
Inicia-se a 3.a geração com a apresentação por parte da IBM da série 360. A base de construção destes computadores são os circuitos integrados, que permitem a redução do tamanho e do consumo de energia e o aumento da fiabilidade e da compatibilidade com outras máquinas.

1971
A INTEL lança o primeiro microprocessador.
1977
Surgem os primeiros microcomputadores no mercado: Apple, Tandy, Commodore.
1980
Assiste-se a sucessivos aumentos da capacidade dos sistemas acompanhados de reduções de preços resultantes do aperfeiçoamento das técnicas de fabrico e do aumento da oferta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bibliografia




- Adell, J. (1997). Tendencias en educación en la sociedad de las tecnologías de la información, EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnologia Educativa. Illes Baleares: Universitat de Illes balears.

- Aguado Arrese, A. (1997). Acercamiento a la tecnologia de la education. In Villar Angulo, La Formacion del profesorado: nuevas contribuciones. Madrid: Santillana.




- Blanco, E, & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, Origens, Evolução, Áreas de Intervenção e Investigação. Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação.

- Lima, V. A. (2001). Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Perseu Abramo.

- Moraes, R. d., Dias, A. C., & Fiorentini, L. (2006). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin (Vol. 1ª). Universidade de Brasília. Unirevista.

- Zêzere, P. (2002). A escola Inclusiva e Igualdade de Oportunidades. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada