terça-feira, 10 de maio de 2011

Palavras Chave

Tecnologia Educativa – significa essencialmente, tornar o processo educativo mais eficaz e eficácia significa melhorar a aprendizagem. “(…) é a tecnologia que põe nas mãos da educação uma racionalização dos sistemas escolares, uma sistematização dos processos de ensino-aprendizagem, uma aplicação dos princípios científicos à actividade educativa. (Aguado Arrese, 1997, p. 31)
Tecnologias da Informação e Comunicação - correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.
Interacção e Interactividade - Interacção e interactividade são conceitos que se interpenetram. Na interacção referimo-nos à relação entre interlocutores (pólos de comunicação verbal ou não verbal, mediada ou não por tecnologias) e aos efeitos de sentido daí decorrentes. A interactividade é aqui entendida como a possibilidade de interacção flexível, de relação recíproca dos interlocutores numa situação de diálogo (Lima, 2001).
Igualdade de oportunidades a nível do ensino - A Constituição Portuguesa estabelece, no seu Artigo n.º 74 que: «O ensino deve contribuir para a superação de desigualdades económicas, sociais e culturais.»
Promover a igualdades de oportunidades não é, de facto, dar o mesmo a todos, mas antes, dar a cada um aquilo que lhe faz falta.

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Bibliografia




- Adell, J. (1997). Tendencias en educación en la sociedad de las tecnologías de la información, EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnologia Educativa. Illes Baleares: Universitat de Illes balears.

- Aguado Arrese, A. (1997). Acercamiento a la tecnologia de la education. In Villar Angulo, La Formacion del profesorado: nuevas contribuciones. Madrid: Santillana.




- Blanco, E, & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, Origens, Evolução, Áreas de Intervenção e Investigação. Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação.

- Lima, V. A. (2001). Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Perseu Abramo.

- Moraes, R. d., Dias, A. C., & Fiorentini, L. (2006). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin (Vol. 1ª). Universidade de Brasília. Unirevista.

- Zêzere, P. (2002). A escola Inclusiva e Igualdade de Oportunidades. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada