segunda-feira, 16 de maio de 2011

As Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento de Educação e Formação


Fonte: wiki.sintectus.com
 As Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) são um instrumento para a educação e  formação ao longo da vida porque dão acesso a conhecimentos e oferecem possibilidades de soluções individuais. De facto, quando a educação e a formação se baseiam nas TIC é possível escolher estudar num lugar onde é possível combinar estudos com outras obrigações.
Uma das características básicas das TIC é o facto de um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação, desde os tradicionais documentos de texto, a análises matemáticas e financeiras, passando por imagens, som e vídeo. No entanto, esta multiplicidade de conceitos, técnicas, equipamentos e programas pode tornar as TIC num obstáculo difícil de transpor, para alguns. Nestes casos caberá à escola reduzir as diferenças culturais e possibilitar a utilização de recursos tão importantes em quase todas as profissões. (Adell, 1997).

As TIC no contexto escolar:

Vantagens:

·         Desenvolve uma competência de trabalho em autonomia porque os alunos dispõem desde muito novos a uma vasta variedade de ferramentas de investigação; os alunos passam a ser responsáveis pelas suas aprendizagens.
·         Amplia as capacidades de análise, reflexão, confrontação, verificação, organização, selecção e estruturação porque as informações não estão numa única fonte. Se o aluno não for capaz de seleccionar, as informações limitam-se a ser uma “acumulação” de saberes e não “conhecimento”.
·         O aluno conhece e compreende outras culturas.
·         Podem criar sites: neste trabalho os alunos estruturam ideias, organizam-nas espacialmente com preocupação estética, realizam pesquisas históricas, geográficas e culturais, recolhem imagens, som vídeo, etc.
·         O aluno descobre o conhecimento por si: é uma forma de ensino activo em que o professor ocupa um lugar intermédio ente a informação e os alunos, apontando caminhos e avivando a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico. Existe uma grande relação reflectiva e interventiva entre o aluno e o mundo que o rodeia.
·         Promoção do pensamento sobre si mesmo (metacognição), a organização desse pensamento e o desenvolvimento cognitivo e intelectual, nomeadamente o raciocínio formal.
·          Impulsionar a utilização, por parte de professores e alunos, de diversas ferramentas intelectuais.
·          Um enriquecimento às próprias aulas pois diversifica as metodologias de ensino – aprendizagem.
·          Aumenta a motivação de alunos e professores.
·          Amplia o volume de informação disponível para os alunos, que está disponível de forma rápida e simples.
·          Proporciona a interdisciplinaridade.
·          Permite formular hipóteses, testá-las, analisar resultados e reformular conceitos, pelo que estão de acordo com a investigação científica.
·          Possibilita o trabalho em simultâneo com outras pessoas geograficamente distantes potencialidades gráficas.
·          Ajuda a detectar as dificuldades dos alunos.
·          Permite ensinar através da utilização de jogos didácticos.

Desvantagens:

·          As limitações às inovações tecnológicas que naturalmente surgem nas escolas, conservadoras por natureza, pelo que necessitam de acções de sensibilização às inovações. A escola terá que interiorizar que já não é o único meio de transmissão de conhecimento
·          Falta de software de elevada qualidade técnica e pedagógica. A produção deste material implica um trabalho colaborativo de pedagogos e programadores.
·          O elevado número de alunos, que por dificuldades económicas, não possuem computador.
·          A falta de formação inicial e contínua dos professores para o uso das tecnologias e respectivo aproveitamento pedagógico. Muitas vezes os professores não gostam das tecnologias, não se sentem confortáveis a empregá-las, pelo que não as usam nem incentivam a usá-las.
·           A falta de conhecimento sobre o impacto do uso das TIC no contexto educativo.
·           A falta de tempo, que é indispensável na aprendizagem das tecnologias e na preparação das aulas.
·           Utilização inadequada de muito material tecnológico, tido como pedagogicamente enriquecedores.
·           A ausência de sites específicos para todos os conteúdos, promovendo a navegação livre pela Internet.
·           Passividade e desinteresse dos alunos porque recebem “tudo pronto”

2 comentários:

  1. Boa tarde carissimos "bloguistas",
    Talvez esta questão nao seja o que vocês pretendem , mas gostaria de saber a razão na escolha das reacções só tem a possibilidade de reacções positivas, e nada de satisfaz, negativos??
    Acho que poderiam dar esse caminho!!!
    Direitos iguais para todos, direito a critica negativa e positiva...

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  2. Boa noite! Caro visitantes.
    Antes de mais obrigado pelo seu comentário, sendo o blog um documento interactivo é suposto que os seus visitantes sugiram algumas modicações, e como sugerido acrescentou-se a opção não gosto.
    Qualquer dúvida/questão/opinião. Não hesite.
    Cpts
    Magnus

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Bibliografia




- Adell, J. (1997). Tendencias en educación en la sociedad de las tecnologías de la información, EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnologia Educativa. Illes Baleares: Universitat de Illes balears.

- Aguado Arrese, A. (1997). Acercamiento a la tecnologia de la education. In Villar Angulo, La Formacion del profesorado: nuevas contribuciones. Madrid: Santillana.




- Blanco, E, & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, Origens, Evolução, Áreas de Intervenção e Investigação. Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação.

- Lima, V. A. (2001). Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Perseu Abramo.

- Moraes, R. d., Dias, A. C., & Fiorentini, L. (2006). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin (Vol. 1ª). Universidade de Brasília. Unirevista.

- Zêzere, P. (2002). A escola Inclusiva e Igualdade de Oportunidades. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada