sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Papel da Informação na Actualidade

Fonte: mce-tic.wikispaces.com
O termo da informação é utilizado na maioria das vezes, como o sinónimo de comunicação social, que é um instrumento de transmissão de conhecimentos.
A comunicação social tem como principal objectivo difundir as noticias e factos que se acabaram de verificar, para uma grande maioria do publico.
As grandes manifestações da comunicação social remontam às antigas Grécia e Roma e referiam-se às novidades desses impérios.
Durante a idade média os cronistas enviavam aos senhores feudais os relatos dos acontecimentos mais importantes. No século XVI, nas feiras comerciais alemãs, surgiram as primeiras publicações que relatavam os acontecimentos recentes mais importantes. Posteriormente, o absolutismo fez surgir a necessidade da divulgação das disposições da corte. O incremento do comercio, o aparecimento da imprensa e a criação de uma rede postal regular levaram ao desenvolvimento da comunicação.
A compreensão por parte dos estados da crescente influencia política que a informação estava a adquirir motivou a criação dos seus próprios órgãos informativos - as gazetas. Do mesmo modo as publicações periódicas clandestinas desempenharam um papel relevante nas guerras religiosas e nas primeiras lutas sociais da burguesia. Os avanços técnicos surgidos a partir da Revolução Industrial, unidos ao desenvolvimento cultural das populações, transformaram os órgãos informativos em meios de comunicação de massas.
A informação é cada vez mais rápida, em maior quantidade e de qualidade muito variável, nem sempre apresentando grande utilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bibliografia




- Adell, J. (1997). Tendencias en educación en la sociedad de las tecnologías de la información, EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnologia Educativa. Illes Baleares: Universitat de Illes balears.

- Aguado Arrese, A. (1997). Acercamiento a la tecnologia de la education. In Villar Angulo, La Formacion del profesorado: nuevas contribuciones. Madrid: Santillana.




- Blanco, E, & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, Origens, Evolução, Áreas de Intervenção e Investigação. Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação.

- Lima, V. A. (2001). Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Perseu Abramo.

- Moraes, R. d., Dias, A. C., & Fiorentini, L. (2006). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin (Vol. 1ª). Universidade de Brasília. Unirevista.

- Zêzere, P. (2002). A escola Inclusiva e Igualdade de Oportunidades. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada