sexta-feira, 13 de maio de 2011

Processamento de Informação

Os «Dados» como Matéria-prima do processamento da informação
Os dados constituem a representação dos factos, dos fenómenos, dos seres ou objectos de uma determinada realidade.
Os dados, quando sujeitos a processos de tratamento adequados, permitem-nos obter novos conhecimentos – informações – que, por sua vez, podem constituir dados para um novo processo de tratamento.
Os dados constituem a matéria-prima a partir da qual se obtém um produto novo, a Informação.
As fases do tratamento de dados são:
Recolha
Tomar conhecimento de dados
Transmissão
Comunicar os dados ao computador
Processamento
Conjunto de operações que transformam os dados em informação
Obtenção da informação
Comunicação dos resultados

Formas de processamento da informação
Com o decorrer dos tempos, do tratamento manual da informação passou-se ao seu tratamento automático, recorrendo para o efeito a equipamentos electrónicos, dando assim origem à Informática.
Hoje a informática tem a aplicação praticamente e todos os domínios da actividade humana, desde a imagem da televisão que temos na nossa casa até à astronáutica. Vamos, no entanto, referir algumas áreas de utilização:
Teleprocessamento
Processamento de texto à distancia
Música
Substituindo eficazmente uma grande orquestra
Ensino
Ensino à distância (universidade aberta) e ensino assistido por computador, a ligação à rede.
Tempos Livres
Jogos
Industria
A intervenção da informática verifica-se desde a concepção e aperfeiçoamento dos produtos até à sua produção
Saúde
Actualmente a informática é muito utilizada, quer como meio de pesquisa, quer como meio de diagnóstico
Ciência
A aplicação da informática na investigação científica é crescente, devido à facilidade de tratamento de grande quantidade de informação, à realização de cálculos complexos em tempo útil e à simulação de situações, o que permite fazer previsões

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Bibliografia




- Adell, J. (1997). Tendencias en educación en la sociedad de las tecnologías de la información, EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnologia Educativa. Illes Baleares: Universitat de Illes balears.

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- Blanco, E, & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, Origens, Evolução, Áreas de Intervenção e Investigação. Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação.

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- Moraes, R. d., Dias, A. C., & Fiorentini, L. (2006). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin (Vol. 1ª). Universidade de Brasília. Unirevista.

- Zêzere, P. (2002). A escola Inclusiva e Igualdade de Oportunidades. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada