terça-feira, 26 de abril de 2011

Um Buraco na Parede

Fonte: worldchanging.com
Na manhã do dia 26 de janeiro de 1999, em Nova Delhi, na Índia, os moradores de uma favela que passavam perto do prédio da NIIT (National Indian Institute of Technology), instituto indiano de tecnologia, ficaram surpreendidos com uma abertura feita na parede, nessa abertura estava instalado um computador. Entre risos desconfiados, e exclamações que exprimiam um certo receio juntamente com a curiosidade, um grupo de pessoas, principalmente crianças, começou a mexer no equipamento.
Estavam, sem saber, a participarem numa experiência baptizada de “Hole-in the- Wall” (buraco na parede), concebida pelo doutor Sugata Mitra, chefe do Centro de Pesquisa em Sistemas Cognitivos do NIIT.
Intrigadas com as imagens e ícones que viam no monitor, as crianças aprenderam, sem nenhum tipo de ajuda – no início hesitantes, mas ganhando impressionante agilidade em questão de minutos – a utilizar o computador e no acesso á internet. Começaram a brincar com o rato, em pouco tempo se deram conta de que ao movê-lo e clicar em seus botões, algo se movia também no monitor. Excitadas, chamaram os amigos para que vissem o novo “televisor”, em que era possível mudar a cena usando os dedos.
Com grande rapidez, perceberam que o cursor adoptava a forma de uma mão quando se aproximava de uma palavra sublinhada, acidentalmente descobriram que era possível mudar a página, e minutos depois já estavam navegando pela internet.
Em poucos dias, aquelas crianças – que, além de nunca ter utilizado um computador, tinham muito pouco ou nenhum conhecimento de inglês – já navegavam pela rede sem maiores dificuldades e eram capazes de recortar, copiar e colar, assim como criar pastas e mover arquivos. Também haviam aprendido a desenhar utilizando um programa gráfico, a descarregar jogos e arquivos de música.
O NIIT, instituto especializado em tecnologia da informação, foi fundado há cerca de vinte anos e alcançou grande sucesso em dar suporte de software e treinamento a instituições e empresas. Além de actuar por toda a Índia, está presente em quase quarenta países do mundo.
Uma das propostas do projecto Buraco na Parede – financiado pelo governo indiano, por instituições locais e pelo Banco Mundial – é mostrar como crianças que vivem nas ruas aprendem sozinhas e rapidamente a utilizar computadores e a internet. Isso dá uma boa ideia do papel que os computadores podem desempenhar na educação de milhões de indianos.
A experiência pretende vir a render frutos não somente no aprendizado de informática, mas também nos sistemas de ensino em geral. O processo de aprendizagem foi denominado “educação minimamente invasiva”, pois, ao contrário dos métodos pedagógicos convencionais, há pouca ou nenhuma intervenção de educadores no processo de aprendizagem.
Actualmente, a experiência já foi implementado em inúmeras regiões pobres da Índia, tendo sido criados quiosques de alvenaria dos mais variados tipos para instalar as máquinas. Mas em cada lugar a reacção das crianças é similar à do grupo de Nova Delhi, com surpreendentes resultados de aprendizagem.

4 comentários:

  1. os valores de toda a criança . mas neste caso a da criança indiana espero que gostem. M. Lavinashree é a mais nova pessoa a tornar-se uma Red Hat Certified Engineer e passar no teste da Microsoft – ela conseguiu o recorde quando tinha apenas oito anos. A menina nasceu em uma região rural da Índia e seus pais já notaram que ela tinha uma mente privilegiada enquanto ela ainda era um bebê.
    Com um ano, ela já havia decorado o alfabeto inteiro e, depois, passou a decorar números, a história de personalidades indianas, nomes de frutas e muito mais. Sua memória fotográfica permitiu que ela decorasse o Thirukural, um poema complexo de mais de dois mil anos de idade. Logo ela entrou para o Livro de Recordes Limca, a versão indiana do Guiness.
    Mas isso foi apenas o começo. Com o incentivo de seus pais, ela desenvolveu novos interesses, e, com oito anos de idade, ela estudava computação e tirou 842 no teste da Microsoft (o score máximo é 1000). O teste avalia a capacidade da pessoa de instalar, administrar e configurar várias funções de um Windows XP.
    O antigo recorde desse teste era o de uma menina paquistanesa de 10 anos, mas Lavinashree a desbancou por causa de sua idade. [OddityCentral]
    Vídeo em inglês:

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  2. Obrigado pelo seu comentário, bastante oportuno para este trabalho, no entanto se possível deixe o link do video, pois parece interessante...

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  3. peço desculpa pela falta de minha atenção . faltou mesmo publicar o video ao meu comentario .

    vos ernvio a baixo o link e parabens pelo vosso blog .esta super interessante .

    http://www.youtube.com/watch?v=OQcElFUmXFo&feature=player_embedded#at=15

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  4. Não tem que pedir desculpa, agradecemos o link, que será colocado em sites de interesse.

    Cumprimentos
    Magnus

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Bibliografia




- Adell, J. (1997). Tendencias en educación en la sociedad de las tecnologías de la información, EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnologia Educativa. Illes Baleares: Universitat de Illes balears.

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- Blanco, E, & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, Origens, Evolução, Áreas de Intervenção e Investigação. Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação.

- Lima, V. A. (2001). Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Perseu Abramo.

- Moraes, R. d., Dias, A. C., & Fiorentini, L. (2006). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin (Vol. 1ª). Universidade de Brasília. Unirevista.

- Zêzere, P. (2002). A escola Inclusiva e Igualdade de Oportunidades. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada