terça-feira, 26 de abril de 2011

Blog Educativo e a sua Estrutura


Fonte: worldchanging.com

Definição e Estrutura
Um blog, é um espaço pessoal na Internet que pode ser usado pelo seu administrador que tem na liberdade de tema umas das suas principais características, dentro de certos parâmetros gerais de funcionamento como a necessidade de ser ordenado cronologicamente, ao jeito de um diário pessoal.
É uma ferramenta de uso fácil, uma vez que o seu utilizador não necessita de ter largos conhecimentos informáticos, além de que as ferramentas são cada vez mais variadas.
A vertente de educação é apenas uma que os blogs podem adquirir, estruturando-se da forma que o seu administrador entender; contudo, a estrutura geral assentará numa base de posts sequenciais.

 A sua Utilidade
Os blogs permitem a publicação de ideias em tempo real e permitem a interacção com qualquer pessoa que esteja conectada. Os blogs educativos facilitam a organização das aulas, dinamizam a aprendizagem, motivam os alunos, estimulam a colaboração entre pares, e servem, entre outras coisas, para desenvolver uma identidade digital, promover a autonomia, apresentar projectos/ trabalhos, divulgar actividades, enfim, apoiar a disciplina.
Os blogs podem ser criados e geridos por professores, alunos, ou os dois em simultâneo podem servir para: apresentação de um projecto educativo e possibilidade de lhe dar seguimento online em várias etapas;
·         preparação de encontros entre os vários agentes educacionais;
·         fazer reflexão e análise sobre temas de interesse educativo;
·         criação de um jornal, de uma biblioteca, de um livro, de qualquer projecto escolar online;
·         divulgação das actividades de um clube de escola e apoio a um disciplina.

Diferentes tipos de Blogs existentes
Existem blogs sociais, que podem ser blogs individuais ou blogs colectivos e blogs educativos ou de aprendizagem, como por exemplo blog de um professor, blog de um aluno, ou mesmo blog de turma.
Dados num Blog Pedagógico
Um blog contem dados digitalizados, que podem ser, por exemplo, fotografias, diários, noticias, poesias, musicas, reportagens, pesquisas, histórias, debates, textos… enfim, tudo o que pretendermos.

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Bibliografia




- Adell, J. (1997). Tendencias en educación en la sociedad de las tecnologías de la información, EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnologia Educativa. Illes Baleares: Universitat de Illes balears.

- Aguado Arrese, A. (1997). Acercamiento a la tecnologia de la education. In Villar Angulo, La Formacion del profesorado: nuevas contribuciones. Madrid: Santillana.




- Blanco, E, & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, Origens, Evolução, Áreas de Intervenção e Investigação. Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação.

- Lima, V. A. (2001). Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Perseu Abramo.

- Moraes, R. d., Dias, A. C., & Fiorentini, L. (2006). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin (Vol. 1ª). Universidade de Brasília. Unirevista.

- Zêzere, P. (2002). A escola Inclusiva e Igualdade de Oportunidades. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada